quinta-feira, 12 de março de 2015

Tiago, o nome do meu filho

TIAGO significa aquele que suplanta. Aquele que vence e que supera os obstáculos. Sua generosidade faz com que seja uma daquelas pessoas com quem sempre se pode contar. Gosta de ser correto em tudo o que faz, sente prazer em ser útil e tem sempre uma solução para todos os problemas.

A escolha do nome não foi por acaso:
Em 2001 eu fiz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Não fui motivado por nenhuma razão religiosa ou mística quando decidi fazer aquela aventura radical, caminhando 830 km a pé! Mesmo assim, durante a longa jornada, aos poucos eu fui sendo tomado por um sentimento de veneração e de intimidade em relação ao Apóstolo Tiago, precursor e padroeiro daquela peregrinação.

Por isso, decidi que se um dia eu viesse a ter um filho, ele se chamaria Tiago, para homenagear esse personagem que, desde então, tornara-se meu "amigo" (segundo a lenda, quem faz o Caminho de Santiago, torna-se amigo do Apóstolo), e cuja presença eu sentia o tempo todo, ao longo daquelas trilhas rústicas infinitas e solitárias. Sem contar que se trata de uma figura  bíblica de enorme importância para a crença cristã.

Assim, em 12 de março de 2006, eu cumpri meu trato com meu amigo, Apóstolo Tiago Peregrino de Compostela e batizei o meu TIAGO PEREIRA CAETANO DE ALMEIDA.
  
Origens do nome Tiago
Trata-se de um nome de origem bíblica proveniente da época de Jesus Cristo, comum na região da Galileia. 
Antes, porém, em Gênesis-25, registra-se a história de Jacó, que tem a mesma origem etimológica, conforme veremos.
Foneticamente o nome sofreu mutações e adaptações ao longo dos séculos devido às variações de pronúncia de cada um dos diversos idiomas aos quais veio sendo incorporado, além de sofrer fusões e transformações naturais da linguagem.

O nome original, proveniente do Aramaico, era YA'AKOV. Entre os apóstolos de Cristo haviam dois Xarás com esse nome: Tiago Maior e Tiago Menor. E, segundo algumas escrituras apócrifas, Tiago Menor teria sido irmão de Jesus Cristo.

Com a influência do domínio Romano na região de Jerusalém e a adoção do nome por latinos, este passou ser pronunciado como IACOBUS e, em decorrência de variações regionais e do latim vulgar, chegou-se a novas derivações, como  JACOB e IAGO.
Outras misturas linguísticas e culturais ocorridas na Europa após a o desmembramento do Império Romano, levaram a novas variantes, tais como IJAGO, JAGO, JAGÓ e finalmente, à época da consolidação do Velho Testamento da Bíblia, JACÓ, referido em Gênesis-25.
Esta última derivação fonética consolidou-se na Europa medieval, sendo adotada nas línguas célticas e bretãs, resultando na forma atual do nome em Francês, que é JACQUES, e também em Inglês, que é JAMES.

Outra derivação teria evoluído de IACO para IACOM e, por último, IACOMO, JACOBO e IAGOque são algumas das variações atuais em Italiano.

As incorporações a outras línguas ainda geraram diversas variações que produziram nomes aparentemente distintos, mas que têm a mesma origem, tais como Jaime, Diego, Jacob, dentre outras.


O nome Tiago que chegou ao Português moderno

origem do nome Tiago, que chega às línguas latinas e, por fim, ao Português atual, vem de IAGO, sendo que o aparecimento da letra “T” teve razões um tanto quanto inusitadas.

A derivação do Latim, IAGO, se consolidou na Península Ibérica na idade média, sendo que, originalmente referia-se ao  personagem bíblico SAINT IAGO (Santo Iago). Porém, na língua Castelhana (Atual Espanhol), o título de Santo é simplesmente San (e não Saint). Assim, embora a pronúncia em castelhano permanecesse praticamente a mesma do Latim, mudou-se a forma de escrever, em respeito à etimologia da língua Castelhana. Ou seja, Saint Iago (em Latim) virou San Tiago (em Castelhano).
Dessa forma, a letra "T" , que antes fazia parte da palavra SainT, foi incorporada ao nome TIAGO, num processo denominado aglutinação fonética etimológica.

Assim, o nome original do Latim, Saint IAGOpassou a ser escrito San TIAGO ou Santiago em Espanhol, vindo a ser adotado em Português como SÃO TIAGO, destacando este nome tão bonito e tão cheio de histórias, que é TIAGO, o nome do meu filho.

Nenhum comentário: